Agnes Arato - Publicado em 01-08-2022 07:00
Descubra a UFSCar: Conheça as bibliotecas
As bibliotecas da UFSCar

As bibliotecas da UFSCar oferecem muito mais do que o empréstimo de livros! Além do acervo de cada unidade (livros, periódicos, teses e dissertações) e do espaço para estudos, as bibliotecas dos campi da UFSCar oferecem atividades artísticas, científicas e culturais, como exposições, oficinas variadas, treinamentos, rodas de conversa e muito mais. Mas o melhor de tudo isso é que a maioria dessas atividades é oferecida tanto ao público interno quanto ao público externo - ou seja, qualquer um pode participar!

As quatro bibliotecas da UFSCar estão sob a coordenação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SiBI), órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas e pela gestão de questões informacionais para apoio das atividades da Universidade. Além das bibliotecas, fazem parte do SiBI a Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais (CPOI) e o Departamento de Produção Gráfica (DePG). Outra ação importante do Sistema Integrado de Bibliotecas é o Repositório Institucional, sistema que armazena, preserva e disponibiliza a informação produzida na Universidade (como teses, artigos e dissertações). Para saber mais sobre o SiBI, visite o site do órgão.

Os acervos das bibliotecas estão disponibilizados em um catálogo global que possibilita a consulta simultânea ou em cada uma delas, o Pergamum. Para ir além do acervo, confira nos links abaixo os serviços que cada uma das bibliotecas da UFSCar oferece:

- Biblioteca Comunitária - BCo (Campus São Carlos)

- Biblioteca Campus Araras - B-Ar

- Biblioteca Campus Sorocaba - B-So