João Eduardo Justi - Publicado em 19-07-2022 13:00
Projeto sobre a Física dos instrumentos musicais recebe inscrições
Interessados em música e ciência devem se inscrever até 31 de julho (Imagem: Freepik)
Até o dia 31 de julho, estão abertas as inscrições para participação no projeto de extensão intitulado "A Física dos instrumentos musicais e sua influência na cultura", sob coordenação da professora Corinne Arrouvel, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So), do Campus Sorocaba da UFSCar.

O projeto realizará encontros remotos síncronos e atividades online assíncronas entre julho e dezembro deste ano. Na programação, serão abordados conceitos introdutórios à Física Clássica e Quântica, à Biofísica, à história da música afro-latina e da ciência. Os participantes terão a oportunidade de fabricar instrumentos de baixo custo a fim de entender as propriedades desses instrumentos, a afinação, os harmônicos e os timbres. A teoria da harmonia será enfocada de um ponto de vista matemático e físico. Além disso, uma equipe com cientistas e músicos de alto nível oferecerá palestras, fóruns de discussão, oficinas e apresentações musicais online.

Qualquer pessoa interessada em ciência e música pode participar; não há pré-requisitos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail scienceinmusic@hotmail.com, indicando nome completo, RA (para alunos da UFSCar), nível de escolaridade, dias e horários de disponibilidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail das inscrições.