Notícia

Denise Britto - Publicado em 14-06-2022 09:30
Projeto Praça dos Amigos homenageia pessoas com arborização urbana
Representantes da UFSCar, Rotary - Pinhal e Prefeitura inauguram espaço (Foto: Denise Britto/UFSCar)
Representantes da UFSCar, Rotary - Pinhal e Prefeitura inauguram espaço (Foto: Denise Britto/UFSCar)

No último sábado, dia 11 de junho, foi inaugurado, em São Carlos, o projeto Praça dos Amigos, uma iniciativa de extensão voltada à arborização urbana do município, numa ação conjunta entre UFSCar, Rotary Club de São Carlos - Pinhal e Prefeitura de São Carlos. Com a Praça dos Amigos, os parceiros totalizam a realização de cinco edições no período de 2017 a 2022 (Praça das Mães e das Mulheres; Praça dos Pais e dos Filhos; Praça dos Advogados; e Praça dos Professores). 

A Praça dos Amigos está localizada no bairro Arnon de Mello, perto do Campus II da Universidade de São Paulo (USP). Na inauguração, foram homenageadas 85 pessoas, com o descerramento da placa e leitura dos nomes dos homenageados, além de entrega de certificados; as homenagens foram fruto de doações individuais, no valor de R$ 120, em nome de um amigo ou amiga. Os recursos das doações foram empregados para aquisição, plantio e manutenção das mudas durante dois anos.

"Essa é uma iniciativa que visa ao plantio de árvores em áreas urbanas e também propiciar a manutenção dessas árvores por um período que possibilite que elas sobrevivam, entrando em sintonia com a ampliação de áreas públicas na cidade. Nós também seguimos uma orientação de Rotary Internacional, que é justamente o enfoque no meio ambiente, água e saneamento", explicou o presidente do Rotary - Pinhal, José Francisco Furlan Rocha. Durante o evento, ele ainda ressaltou que a manutenção das mudas exige muitos cuidados, sendo cara e trabalhosa. 

Para a realização do projeto, a UFSCar prestou todo o apoio técnico, realizado pela professora Andréa Lúcia Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e coordenadora do projeto de extensão na UFSCar, por Gustavo Galetti, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da UFSCar, e pelo engenheiro florestal Pedro Henrique de Godoy Fernandes, doutorando do PPGCAm. 

Os cuidados para o plantio tiveram início com a seleção de espécies. "Como é uma área urbana com o solo um pouco compactado, sofre intempéries como, por exemplo, o ataque de formigas. Então temos que selecionar espécies mais ?rústicas?, resistentes", explicou Pedro Fernandes. Além da compactação do solo, a fertilidade e a presença (ou falta) de matéria orgânica são outros parâmetros considerados para a realização do plantio e que "vão influenciar no crescimento desses indivíduos arbóreos". A área ainda passou por uma limpeza e, na sequência, foram feitas coroas para evitar a competição entre as gramíneas e as mudas. "A partir disso, fazemos as covas com um perfurador de solo, jogamos matéria orgânica para agregar nitrogênio e outros nutrientes essenciais para cada muda, fazemos o plantio, uma rega inicial e, depois, vamos fazendo as adubações periódicas com diferentes nutrientes", detalha o doutorando em Ciências Ambientais.

A quinta edição do projeto teve início em dezembro de 2020, quando foram plantadas no local 135 árvores, mas, devido à grande mortalidade de mudas, o local ganhou mais 80 mudas em dezembro de 2021. E, em dezembro deste ano, será feito um novo plantio. "Os plantios complementares ocorrem justamente para que, no mínimo, as árvores que representam os 85 homenageados consigam sobreviver após o término do projeto, previsto para janeiro de 2023", contabiliza Celso Rizzo, coordenador do projeto e sócio do Rotary - Pinhal. A partir disso, a manutenção da área passará a cargo da Prefeitura.  

Os benefícios dessa arborização são muitos, conforme explicou o professor José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos. "Em primeiro lugar, nós estamos recuperando uma região que não tinha vegetação e que agora vai ter uma vegetação que, ao longo dos anos, vai se transformar num jardim. Isso é muito importante porque, quanto mais árvores se plantar, melhor é a situação do município do ponto de vista ambiental. Essas árvores naturalmente fixam carbono, que é uma atividade importante hoje, para diminuir a emissão de gases de efeito estufa e controlar essa emissão. Uma vegetação como essa também produz água para a atmosfera, revitalizando a atmosfera do ponto de vista hídrico e tornando-a menos seca, mais úmida, o que também é importante para a saúde humana. Essas árvores também produzem sombra e protegem a biodiversidade de insetos, animais e toda a sorte de organismos que vivem nessa região", elencou o professor Tundisi, que, na ocasião, representou o prefeito de São Carlos, Airton Garcia. Durante o evento, Tundisi ainda enalteceu a ideia de integração entre pesquisadores da UFSCar, Rotary e Prefeitura.

Ainda estiveram presentes na inauguração do projeto Praça dos Amigos: o vereador Professor Azuaite, presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), entidade parceira da quarta edição do projeto - Praça dos Professores; Renato Barros, Presidente da OAB - São Carlos, instituição parceira da terceira edição - Praça dos Advogados; e o Diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero; além de vários homenageados e população local.