Gisele Bicaletto - Publicado em 08-06-2022 13:00
Projeto recruta voluntários para estudo sobre treinamento de força
Participantes passarão avaliação e treinamentos gratuitos (Foto: Pexels)
Uma pesquisa, desenvolvida no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PIPGCF) da UFSCar-Unesp, está recrutando voluntários para estudo que tem por objetivo avaliar os efeitos de diferentes modelos de progressão do volume de carga do treinamento de força sobre os mecanismos moleculares, força e massa muscular de pessoas jovens não treinadas. Os participantes receberão, gratuitamente, treinamento de musculação com supervisão individual de profissionais de Educação Física e avaliações de força, massa e tecido muscular. Interessados podem se inscrever até o dia 1º de julho.

O projeto envolve uma pesquisa conjunta de doutorado de três alunos do PIPGCF - João Guilherme Almeida Bergamasco, Maíra Camargo Scarpelli e Talisson Santos Chaves -, sob orientação de Cleiton Augusto Libardi, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar. As avaliações e treinamentos dos voluntários serão realizados no Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força (Musculab), do DEFMH da Universidade.

De acordo com os pesquisadores, os resultados da pesquisa podem ajudar a tornar a prescrição do treinamento de força mais eficaz na obtenção de resultados importantes para a saúde e bem-estar de toda a população, em especial, grupos que se beneficiam de melhorias metabólicas, musculares e funcionais. "Será possível também compreender melhor os mecanismos moleculares que atuam no ganho de massa muscular e possivelmente em doenças que envolvam o músculo esquelético", complementam.

Para realizar o estudo, estão sendo convidados homens e mulheres, entre 18 e 35 anos de idade, que não pratiquem musculação há, pelo menos, seis meses. Os participantes receberão treinamentos de força durante três meses, com treinos presenciais no MuscuLab entre duas e três vezes por semana. Interessados devem entrar em contato com os pesquisadores até o dia 1º de julho pelo e-mail musculab@ufscar.br ou pelos telefones/WhatsApp (16) 99748-6602 (João) ou (16) 99611-8320 (Talisson). Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE 56259622.0.0000.5504).