Gisele Bicaletto - Publicado em 06-06-2022 13:00
Cuidados Paliativos pediátricos são tema de pós-graduação e de livro da área
Tema é importante na formação e atualização de profissionais da área (Foto: Pexels)

Um tema recente na área da saúde, especialmente, na Pediatria, envolve os Cuidados Paliativos voltados ao público infantil. Para reforçar a importância dessa temática na formação e na atuação dos profissionais de saúde, uma nova disciplina está sendo oferecida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSCar que trata sobre "Cuidados Paliativos Perinatais". A temática também ganhou espaço na recente edição do Tratado de Pediatria, lançado em evento da Sociedade Brasileira de Pediatria, em capítulo escrito por docente da UFSCar, que aborda os Cuidados Paliativos pediátricos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos são definidos como a "prevenção e alívio do sofrimento de pacientes adultos e pediátricos e também de suas famílias, que enfrentam problemas associados a doenças potencialmente fatais, incluindo o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual dos pacientes e de seus familiares". No que se refere ao contexto do atendimento ao público infantil, nos últimos anos, o perfil dos pacientes pediátricos se modificou, tornando-se cada vez mais frequente a necessidade de assistência às crianças vivendo com doenças crônicas, limitantes e ameaçadoras da vida.

Por meio de uma parceria entre as docentes do Departamento de Medicina (DMed), Esther Ferreira e Cristina Ortiz, e do Departamento de Enfermagem (DEnf), Monika Wernet, a temática está sendo abordada na disciplina optativa "Cuidados Paliativos Perinatais" no PPGEnf da UFSCar. As três docentes já fizeram outras parcerias em ações de ensino, pesquisa e extensão, unindo esses temas de estudo - Esther Ferreira atua com Cuidados Paliativos Pediátricos, Cristina Ortiz com humanização, qualidade e segurança em neonatologia e Monika Wernet trabalha com a família. "Como os Cuidados Paliativos Perinatais tangenciam as áreas das três docentes, e sentimos a necessidade de reforçar a temática na comunidade científica, surgiu a ideia da disciplina, e também não há registros de que exista essa disciplina em outros programas de pós", afirma Ferreira, destacando o pioneirismo da iniciativa.

O foco da disciplina é que os estudantes da saúde tenham uma noção do que são Cuidados Paliativos Perinatais, baseando-se na ciência, desde a descoberta da gravidez até o cuidado neonatal. "Uma vez que é uma área que necessita de longo aprendizado para se ter expertise, trata-se de uma introdução à temática, para despertar interesse até na realização de pesquisas", aponta Esther Ferreira. Ela destaca que os Cuidados Paliativos perinatais aparecem nos mais diversos espaços de assistência e cuidado, desde a gravidez, em um diagnóstico de uma gravidez complicada, até em um aborto, por exemplo, ou no pós nascimento, quando a criança precisa de cuidados holísticos, assim como sua família.

O trabalho com os alunos é feito por meio da metodologia ativa, a partir de estudo de casos clínicos, o que possibilita que disparadores sejam lançados nas discussões, sendo base para o estudo individual e reflexões em grupo. Cada turma tem 12 vagas e os resultados dessa primeira oferta foram positivos e reforçam a importância da continuidade da disciplina. "Vamos continuar com a oferta, uma vez que foi muito elogiada pelos participantes, que utilizaram os conhecimentos não apenas para suas pesquisas atuais, vinculadas ao Programa, mas também em sua rotina de trabalho como profissionais de saúde", desta Esther Ferreira.

Tratado de Pediatria
Entre os dias 3 e 7 de maio, foi realizado Congresso Brasileiro de Pediatria, organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, na cidade de Natal (RN). Durante o evento, foi lançada a 5ª edição do "Tratado de Pediatria", livro que é base para estudantes, residentes e profissionais que trabalham com esse campo no Brasil. Um dos capítulos da obra foi escrito pela professora do DMed Esther Ferreira, a convite dos autores do livro, em parceria com a pediatra Luciane Valdez. A sessão, que aborda o tema "Cuidados Paliativos Pediátricos: o que são e por que importam", ao integrar um livro que é referência na área no Brasil, confirma a relevância de se ensinar Cuidados Paliativos inclusive na Pediatria.

O convite à docente da UFSCar para participação no livro está relacionado às atividades que desenvolve na Universidade com a temática dos Cuidados Paliativos, especialmente voltado ao público infantil. Na pesquisa, a docente lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq "Núcleo de Estudos em Dor e Cuidados Paliativos (NEDPali)"; na extensão, atua com diversos projetos na temática, sendo um dos principais a Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos da UFSCar (LATACP); no ensino, coordena a especialização sobre o tema e ministra disciplina na modalidade stricto sensu.

O Tratado de Pediatria é um ícone da área no Brasil e América Latina como um todo. "Sendo assim, foi uma participação muito especial, da qual tenho muito orgulho - é a realização de um sonho ter meu nome ali, como referência, uma vez que os melhores profissionais de suas áreas são convidados a escrever", conclui a professora da UFSCar.