João Eduardo Justi - Publicado em 06-06-2022 10:00
Campus Araras recebe seus estudantes com programação especial
Prédio principal do Campus Araras que voltou a receber o estudantes (Imagem: CCS)

"Chega de saudade... A realidade é que sem ele(s) não há paz, não há beleza... É só tristeza e a melancolia que não sai de mim"*. Ah, como ficaram tristes os campi universitários da UFSCar durante os últimos dois anos e meio, sem a vida que vibrava em cada estudante; tristes e absolutamente convencidos de que a Universidade só está completa quando pulsa na presença de cada um de seus membros e quando cintila nos encontros e nas trocas que ainda nenhuma tecnologia foi capaz de simular por completo.

30 de maio de 2022. E essa tristeza, enfim, começou a desaparecer; a paz - a alegria e a beleza que ela carrega consigo -, finalmente, começaram a ganhar os espaços, com o retorno de todos os estudantes de graduação da UFSCar que ficaram distantes das atividades acadêmicas presenciais desde o mês de março de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19. Aquela tal melancolia, então, pôde dar lugar à satisfação de cada reencontro.

E, chega de saudade! No Campus Araras, os estudantes foram recepcionados com atividades presenciais, como tour pelo Campus e pela cidade, conversa com as coordenações dos cursos, oficinas, palestras, plantio de árvores, exposições, apresentações musicais e gincana, entre outras.

Ricardo Fujihara, Diretor do Campus Araras, conta como foi preparar tudo para receber os alunos: "A comunidade do Campus realizou uma força-tarefa para que todos os espaços físicos fossem adequados com os reparos necessários na infraestrutura, além disso, recebemos da Reitoria equipamentos de proteção individual, como máscaras, e demais itens de limpeza e higienização. Assim, pudemos garantir segurança e tranquilidade aos estudantes e servidores na retomada das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão".

De acordo com Fujihara, logo na segunda-feira, 30 de maio, o primeiro dia da recepção, foi possível observar uma diversidade de sentimentos, como ansiedade, empatia, alegria, curiosidade e entusiasmo, não só nos estudantes, mas também nos professores e técnicos do Campus. "Sem dúvida foi a recepção com a maior adesão de estudantes que já tivemos. As coordenações de curso se empenharam para oferecer uma programação integrativa, dinâmica, instrutiva e divertida. Diversos setores do Campus Araras, além da Diretoria e das coordenações de curso, como os departamentos de Ensino de Graduação e de Assuntos Comunitários e Estudantis e a Biblioteca, se apresentaram durante a semana. Mas o que mais chamou atenção foi a ?Feira de Grupos de Estudo?, realizada nos períodos diurno e noturno e com ampla participação dos estudantes. Hoje, o CCA [Centro de Ciências Agrárias sediado em Araras] possui mais de 35 grupos de estudo", conta o Diretor.

Para a estudante Ana Paula de Melo Silva, do curso de Engenharia Agronômica, os reencontros foram muito especiais. "Foi muito bom rever os colegas depois de tanto tempo", afirma. Ela também se surpreendeu com o compromisso de toda a comunidade diante das medidas de biossegurança adotadas. "É estranho pensar em como era antes e como tudo está agora, mas assim temos a tranquilidade de retornar em segurança", completa a estudante que não vê a hora de voltar às atividades práticas.

A retomada efetiva das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão empolga docentes e alunos, mas também gera ansiedade. "A maioria dos estudantes comentou sobre a ansiedade e expectativa ao poderem realizar atividades práticas em laboratório e campo. Historicamente, os professores do CCA realizam com os alunos diversas visitas técnicas em instituições e empresas públicas e privadas, que sem dúvida enriquecem a formação dos nossos graduandos, então, estamos trabalhando e cuidando para que essas ações sejam reativadas o quanto antes já neste primeiro semestre", destaca Fujihara.

Nos quatro campi da UFSCar, programações especiais foram montadas para receber todos os estudantes, entre as atividades, destaque para a Aula Magna virtual - "Ciência, Sonho e Construção de Futuro" -, que foi ministrada aos graduandos, por Sidarta Ribeiro, Professor Titular de Neurociências, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O primeiro semestre letivo inteiramente presencial começou no dia 30 de maio e seguirá até o dia 1º de outubro.

*Trecho da canção "Chega de Saudade", composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, no final dos anos de 1950.