João Eduardo Justi - Publicado em 06-06-2022 09:30
Campus Sorocaba recebe seus estudantes com programação especial
Estudantes lotam auditório no Campus Sorocaba (Foto: Analice Garcia / UFSCar)

"Chega de saudade... A realidade é que sem ele(s) não há paz, não há beleza... É só tristeza e a melancolia que não sai de mim"*. Ah, como ficaram tristes os campi universitários da UFSCar durante os últimos dois anos e meio, sem a vida que vibrava em cada estudante; tristes e absolutamente convencidos de que a Universidade só está completa quando pulsa na presença de cada um de seus membros e quando cintila nos encontros e nas trocas que ainda nenhuma tecnologia foi capaz de simular por completo.

30 de maio de 2022. E essa tristeza, enfim, começou a desaparecer; a paz - a alegria e a beleza que ela carrega consigo -, finalmente, começaram a ganhar os espaços, com o retorno de todos os estudantes de graduação da UFSCar, que ficaram distantes das atividades acadêmicas presenciais desde o mês de março de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19. Aquela tal melancolia, então, pôde dar lugar à satisfação de cada reencontro.

E, chega de saudade! No Campus Sorocaba, os estudantes foram recepcionados com atividades presenciais, como apresentação institucional e das coordenações dos cursos, tour pelo Campus, visitas guiadas à biblioteca, palestra sobre violências na universidade, feira livre, feira de desapego e de trocas, arrecadação de agasalhos e alimentos, plantão de dúvidas sobre a assistência estudantil, apresentação de diferentes iniciativas estudantis, gincana, entre muitas outras ações.

Karina Martins, Diretora do Campus Sorocaba, conta como foi preparar tudo para receber os alunos: "Os dias que antecederam a recepção dos estudantes foram agitados e um pouco tensos. Tínhamos que providenciar muitas adequações para oferecer a eles um ambiente seguro, organizado e, principalmente, acolhedor. Ver o campus cheio de estudantes causou uma grande empolgação nos servidores, e contagiou mesmo aqueles que não são envolvidos diretamente em atividades acadêmicas".

Logo na segunda-feira, 30 de maio, o primeiro dia da recepção, estava frio e chuvoso em Sorocaba. A expectativa era de que muitos desistiriam de participar desses momentos iniciais de integração, mas... "os estudantes foram chegando aos poucos no campus e, de repente, o auditório ficou lotado, com pessoas nos corredores, nas laterais, sentadas no chão à frente. A chuva no período noturno foi muito mais intensa e, apesar disso, mais uma vez o auditório lotou. Foi tão gratificante ver o auditório lotado que tive que me conter para não chorar de emoção durante a fala inicial de boas-vindas. Foi muito emocionante ver o campus repleto de estudantes tão animados, mesmo com chuva e frio", confessa Martins.

Emoção compartilhada com os próprios estudantes, como confirma Raul Amorim, graduando do curso de Biologia: "Transbordamos de felicidade ao ver o campus cheio de gente; ver o brilho em cada olhar que revelava a enorme vontade de estar lá. Gente cheia de interesse em participar da dinâmica da Universidade e de fazer acontecer para além da sala de aula. Tudo me encheu de esperança!".

Da mesma forma, o professor Walter Waldman, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So), também foi contagiado pela sensação de alegria. "Ver o campus, que havia se tornado praticamente uma cidade fantasma, voltar a ser habitado foi muito legal; eu não conseguia conter os sorrisos por debaixo da máscara. Agora, estou animado pelas trocas em sala de aula e nos laboratórios", revela.

A retomada efetiva das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão empolga docentes e alunos, mas também gera ansiedade. "É muito importante termos a adesão em massa às medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, para que possamos realmente ensinar e aprender, respeitando a saúde e a vida", defende Waldman. Para Martins "esse primeiro semestre será bem desafiador. Afinal, os estudantes não estão voltando ao campus depois de dois anos de férias. Foram dois anos de muito sofrimento, ansiedade e luto. Isso não pode ser ignorado. E, por isso, estamos trabalhando estratégias para cuidarmos bem de todas as pessoas, nesse retorno".

Nos quatro campi da UFSCar, programações especiais foram montadas para receber todos os estudantes, entre as atividades, aconteceu a Aula Magna virtual - "Ciência, Sonho e Construção de Futuro" -, que foi ministrada aos graduandos, por Sidarta Ribeiro, Professor Titular de Neurociências, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O primeiro semestre letivo inteiramente presencial começou no dia 30 de maio e seguirá até o dia 1º de outubro.

*Trecho da canção "Chega de Saudade", composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, no final dos anos de 1950.