Fabricio Mazocco - Publicado em 17-05-2022 13:00
Curso aborda sustentabilidade por meio de análise bibliométrica
Inscrições estão abertas até 23 de maio (Imagem: Pixabay)
Estão abertas, até 23 de maio, as inscrições para o curso de extensão "Introdução à Análise Bibliométrica para engenharias (ambiental, civil e urbana), ciências ambientais e áreas afins". São oferecidas 25 vagas para estudantes de graduação da UFSCar e cinco para graduandos de outras universidades além de profissionais já graduados, interessados no tema.

O objetivo geral do curso é capacitar os alunos para conduzir pesquisas e análises bibliométricas relacionadas à temática da sustentabilidade. Ao final do curso, os participantes serão capazes de planejar, manipular, processar, analisar e visualizar dados utilizando ferramentas bibliométricas. Além disso, estarão aptos a interagir com temáticas ambientais a partir de uma metodologia científica bem estabelecida.

Durante os encontros, está prevista a exposição de conceitos teóricos relacionados ao tema, bem como a realização de debates e atividades práticas. As atividades serão ministradas pela doutoranda Tatiane Ferreira Olivatto, sob coordenação da professora Denise Balestrero Menezes, ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da UFSCar.

Com início em 1° de junho e término em 28 de setembro, o curso será ministrado todas as quartas-feiras, das 18 às 19 horas, via Google Meet (link será disponibilizado aos candidatos selecionados). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste formulário. Os selecionados serão divulgados em 30 de maio, por e-mail. Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail tatianeolivatto@ufscar.br, com assunto: ACIEPE.