Denise Britto - Publicado em 28-04-2022 10:00
Pesquisa investiga aspectos emocionais da experiência do parto
Estudo convida voluntárias que estejam no terceiro trimestre de gestação (Foto: Pixabay)

Um estudo na área da Psicologia da UFSCar, intitulado "Aspectos Emocionais da Experiência do Parto", está convidando voluntárias para participação online. O objetivo é compreender os aspectos emocionais envolvidos na gestação, parto e pós-parto, incluindo expectativas, pensamentos, sentimentos e emoções.

"Este estudo busca a compreensão da perspectiva das mulheres a respeito desse importante evento (experiência parto), dando voz e espaço para que elas possam assumir maior protagonismo nesse momento de suas vidas", explica Marília Vidal de Vasconcelos Barros, estudante de graduação em Psicologia e responsável pela pesquisa.

O trabalho conta com orientação da professora Sabrina Mazo D'Affonseca, do Departamento de Psicologia (DPsi), e tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Segundo a estudante, "as participantes terão a oportunidade de falar a respeito da sua história de vida, podendo compreendê-la melhor e ter seus sentimentos validados". Para isso, estão sendo convidadas mulheres que estejam no terceiro trimestre da gestação, de qualquer região do País, para participarem em formato online. A participação conta com entrevistas virtuais e resposta à instrumentos de pesquisa. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser feita pelo formulário eletrônico https://bit.ly/3MAx79c. Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora responsável pelo e-mail mariliavvb@estudante.ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 44247321.4.0000.5504).