João Eduardo Justi - Publicado em 06-04-2022 16:00
UFSCar lança editais do Projeto Institucional de Internacionalização
Inscrições começam no dia 8 de abril (Imagem: CCS)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar lançou, no último dia 1º de abril, os editais para 2022 do Projeto Institucional de Internacionalização (PII) da Universidade, vinculado ao Programa PrInt-Capes. O PII-UFSCar tem como objetivos consolidar a internacionalização dos programas de pós-graduação da Universidade, ampliar as redes de pesquisa e promover a mobilidade de docentes e discentes em cinco áreas prioritárias: Materiais Estratégicos; Revolução da Indústria e das Cidades: Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes; Educação e Processos Humanos para Transformações Sociais; Tecnologias Integradas para a Saúde: da Prevenção à Reabilitação; Biodiversidade, Funções dos Ecossistemas e Sustentabilidade.

Há editais abertos nessas cinco áreas. Em Materiais Estratégicos, Indústria 4.0 e Saúde, as oportunidades são para Doutorado Sanduíche no Exterior; Professor Visitante no Exterior - Sênior e Junior; Capacitação de Curta Duração; Professor Visitante do Exterior (PVE); além das chamadas para Young Talents (Jovens Talentos) e Postdoctoral (Pós-doutorado), voltadas a pesquisadores que desejam desenvolver projetos na UFSCar.

Já em Educação e Transformações Sociais, está aberto edital para Doutorado Sanduíche no Exterior e, na área de Biodiversidade, as oportunidades são para Doutorado Sanduíche no Exterior; Professor Visitante no Exterior - Sênior e Junior; Capacitação de Curta Duração; e Professor Visitante do Exterior (PVE).

De acordo com Rodrigo Constante Martins, Pró-Reitor de Pós-Graduação, a abertura desses novos editais vem fortalecer o processo de internacionalização da UFSCar e de seus programas de pós-graduação. "O atendimento das várias modalidades de financiamento permitirá que estudantes, jovens docentes e docentes sêniores possam contribuir de diferentes maneiras para o estabelecimento de novos convênios e de novas formas de cooperação. Ademais, com o avanço do plano de retomada das atividades presenciais em nossos campi, as bolsas para o acolhimento de pesquisadores visitantes permitirão aos programas da Universidade ter parte desses diálogos internacionais em nosso dia a dia acadêmico", destaca ele.

As inscrições em todas as modalidades, com exceção das chamadas de Young Talents (Jovens Talentos) e Postdoctoral (Pós-doutorado), devem ser feitas entre os dias 8 de abril e 2 de maio, via formulário online cujo link está indicado em cada edital específico que apresenta os programas de pós-graduação participantes em cada área e modalidade, os números de vagas disponíveis, os pré-requisitos para candidatura, os documentos necessários para inscrição, as etapas da seleção e o cronograma completo. Para as chamadas de Jovens Talentos e Pós-doutorado as inscrições seguem até o dia 20 de maio, também via formulário online.

Segundo Martins, é muito importante que toda a comunidade científica da UFSCar aproveite essas oportunidades para que os fluxos de estudantes e pesquisadores para o exterior e aqueles vindos do exterior possam ser retomados. "Esses trânsitos permitirão o enriquecimento da formação de nossa pós-graduação, assim como assegurarão o diálogo estreito dos diferentes grupos de pesquisas da UFSCar com os grupos e instituições parceiras dos países estratégicos elencados no PrInt-Capes", conclui o Pró-Reitor.

Os editais completos, o tutorial para a realização das inscrições e todos os documentos relacionados, além das informações detalhadas sobre o Projeto Institucional de Internacionalização da UFSCar, estão disponíveis no site da ProPG, em www.propg.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails dos coordenadores de cada área: Materiais Estratégicos (print.materials@ufscar.br); Revolução nas Indústrias e Cidades: Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes (print.i4sc@ufscar.br); Educação e Processos Humanos para as Transformações Sociais (print.humanas@ufscar.br); Tecnologias Integradas para a Saúde: da Prevenção à Reabilitação (print.health@ufscar.br); e Biodiversidade, Funções Ecossistêmicas e Sustentabilidade (print.bio@ufscar.br).