Denise Britto - Publicado em 06-04-2022 13:00
Programa de rádio relaciona música e literatura a temas variados
Programa tem transmissão toda quarta-feira, pela Internet (Imagem: Reprodução)
Está no ar, toda quarta-feira, o programa "Letra e Música", um projeto de extensão da UFSCar que une literatura, música e reflexão atual de temas variados. O programa educativo de rádio tem transmissão aberta via Internet e busca apresentar músicas e temas relevantes para a educação e o desenvolvimento humano como um todo, abordados por convidados de diversas áreas. Assim, as músicas propostas embelezam as temáticas como estímulo para conhecimentos de novos repertórios musicais e, ao mesmo tempo, é traçado um paralelo entre a literatura e a música, analisando as composições escritas e sonoras, sempre com a presença de um convidado.

Os programas são transmitidos do estúdio da Rádio Magnificat FM, 103,5, de Limeira (SP), por meio dos canais da Rádio: site, Facebook e YouTube, toda quarta-feira, ao vivo, das 20 às 21h30, e ficam disponíveis para acesso posterior no YouTube. O "Letra e Música" tem organização e apresentação de Felipe Mettitier, com mediação da professora do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, Juliana Marilia Coli, coordenadora do projeto na Universidade.

O "Letra e Música" estreou no dia 15 de dezembro de 2021. Desde então já foram abordados temas variados com objetivos educacionais, entre eles, nostalgia, narcisismo, música popular, mulher, folclore e música regional, entre outros. "Agora teremos uma série de programas voltados à questão da educação, considerando que a rádio que transmite é católica e a Campanha da Fraternidade deste ano vem com o lema ?Educar com sabedoria, ensinar com amor?. Então estamos trazendo vários educadores da área da Música para falar sobre a importância da música e da arte para a educação do sentido das pessoas", conta Juliana Coli.

"O programa se chama 'Letra e Música' justamente porque, na abertura, o Felipe Mettitier recita uma poesia. Na sequência, é tocada uma música relacionada ao tema que o convidado vai falar; depois, eu introduzo, a partir da música, uma pergunta ao entrevistado. O programa vai se desenvolvendo entre as músicas, letras de poesias e perguntas ao convidado. Daí se transforma quase em uma entrevista, mas sempre tem a presença de uma poesia e da música, tudo relacionado ao tema", detalha a professora da UFSCar. O programa também é aberto à participação dos ouvintes via WhatsApp ou pelo chat do YouTube.

Juliana Coli conta que a ideia do projeto surgiu com os integrantes da própria Rádio Magnificat: "Eu fui convidada a participar do programa para apresentar as músicas, desenvolver os temas e intermediar as conversas. Como professora da Universidade, vinculei essa proposta à Pró-Reitoria de Extensão [ProEx], como projeto de extensão, contando na equipe também com a professora Débora Burini, do DAC, e a aluna Maria Fernanda Borges, do curso de Imagem e Som".

Nesse momento, os organizadores querem ampliar as temáticas para que mais pessoas, de dentro e de fora da Universidade, tenham acesso aos conteúdos. "Estamos produzindo conteúdos de muito boa qualidade, conteúdos de excelência, porque escolhemos convidados que têm a ver com as temáticas, que tenham alguma produção relacionada àquilo que estão falando e que possam trazer informações e orientações importantes para os ouvintes", comenta a docente. Do ponto de vista da música, a professora procura "sempre buscar canções que as pessoas não ouvem normalmente, apresentando repertórios diferenciados e pouco conhecidos, para que as pessoas tenham acesso e se interessem, tentando vincular isso ao tema que é tratado".

Mais informações podem ser obtidas nos perfis de Instagram @letraemusica_103.5 e @magnificatfm, e também no site da Rádio Magnificat FM.