Fabricio Mazocco - Publicado em 28-03-2022 13:00
"Clube de Matemática" abre oportunidade para alunos da UFSCar
Podem participar alunos da UFSCar. (Imagem: Pixabay)
O "Clube de Matemática", projeto aprovado no âmbito do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar, está aberto à participação de estudantes da UFSCar.

O objetivo do projeto "Clube de Matemática" é acolher estudantes interessados em aprender matemática com o apoio dos professores envolvidos no projeto, paralelamente ao seu curso, superando as dificuldades criadas pelo período prolongado de afastamento social. Espera-se que as atividades desenvolvidas permitam o entrosamento entre os interessados, aumente sua autoestima e autonomia e seu sentimento de pertencimento ao ambiente acadêmico, melhorando sua saúde mental.

"O princípio norteador do projeto é que aprender é bom e faz bem e que, nestes últimos tempos, isso pode ter ficado mais difícil de acontecer, devido ao afastamento social necessário, que certamente não permitiu que fossem usados todos os recursos da Universidade disponíveis para aprender matemática", explicou Liane Bordignon, uma das responsáveis pelo projeto, junto a Natália Bedoya, Daniel Vendrúscolo e Mário Matos, todos docentes do Departamento de Matemática (DM) da UFSCar.

As atividades serão desenvolvidas de acordo com as demandas dos inscritos, mas está prevista a leitura, discussão e execução de exercícios de textos clássicos de matemática, em ambiente virtual, em um primeiro momento, e presencialmente, a partir de junho.

"O foco é de fato a aprendizagem de matemática, a capacidade de compreensão de textos clássicos e a autonomia, mas entendemos que tudo isso deve ocorrer em um ambiente agradável, onde todas e todos possam encontrar colegas com interesses em comum e espaço para sentirem-se pertencentes a este ambiente cultural e científico que é a universidade", finalizou a professora.

A execução do projeto será de 28 de março a 28 de novembro. A participação pode ocorrer em qualquer momento da execução do projeto. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail liane@dm.ufscar.br.