João Eduardo Justi - Publicado em 17-03-2022 08:00
UFSCar promove congressos de Iniciação Científica e Tecnológica
Eventos são virtuais e acontecem entre 21 e 25 de março (Imagem: Reprodução)

Entre os dias 21 e 25 de março, a UFSCar promove o 28º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 13º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI) e o 1º Congresso de Pré-Iniciação Científica - Ensino Médio (CIC-EM). O CIC e o CDTI são realizados anualmente com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidos por estudantes de graduação da UFSCar, bem como oportunizar debates acerca da Ciência. Neste ano, serão apresentados projetos concluídos referentes ao Edital da Pró-Reitoria de Pesquisa 001/2020 (ciclo 2020/2021) e projetos concluídos pelos estudantes com bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A programação será inteiramente virtual. As sessões de apresentações dos trabalhos acontecerão todos os dias das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A cerimônia de abertura será na segunda-feira, dia 21/3, às 12h15, seguida da palestra "Aspectos éticos em pesquisa com seres humanos: o que devo saber antes de iniciar minha pesquisa?", com a professora Adriana Sanches Garcia de Araújo, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da UFSCar.

Na terça, 22/3, às 12h30, tem a palestra "Genética e Conservação da Biodiversidade - importância da Iniciação Científica na formação dos alunos da Lagoa do Sino", proferida por Alexandra Sanches, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino. E, na quarta, 23/3, também às 12h30, a professora Roberta Nocelli, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras, fala sobre "Iniciação Científica, onde foi que eu me enfiei?".

De segunda a sexta-feira, sempre às 18 horas, serão realizadas as palestras: "A pesquisa no Hospital Universitário da UFSCar: oportunidades e perspectivas", com Thiago Russo, professor do DFisio; "Um químico que gosta de bioquímica: onde atuar?", ministrada por Dulce Helena Ferreira, docente do Departamento de Química (DQ); "Esportes Eletrônicos (e-Sports): conceitos e aplicações", com Luis Mochizuki, professor da Escola de Educação Física e Esporte (Eefe) da Universidade de São Paulo (USP); "A iniciação à pesquisa como ação afirmativa: formação, conhecimento e compromisso", conduzida por Ana Cristina Juvenal da Cruz, Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH); e "Pesquisa e produção científica na graduação", com Deisy das Graças de Souza, docente do Departamento de Psicologia (DPsi).

O encerramento será na sexta, às 19 horas. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. As inscrições e mais informações sobre a programação e o acesso virtual aos eventos estão no site https://cic.faiufscar.com.