Fabricio Mazocco - Publicado em 25-02-2022 13:00
PIBID e Residência Pedagógica são tema de evento
Programas são realizados pela UFSCar (Imagem: Divulgação)
Entre os dias 7 a 11 de março acontece a 4ª Reunião institucional online dos programas PIBID e Residência Pedagógica da UFSCar. O evento possui como objetivo geral avaliar as contribuições dos programas institucionais para a formação docente na UFSCar.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 2 de março neste link. Mais informações, como programação e submissão de trabalho, estão disponíveis no site do evento.

Sobre os programas
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) são voltados à formação de professores, contam com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e estão vinculados, na UFSCar, à Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e ao Núcleo de Formação de Professores.

O PIBID é voltado a licenciandos que estão na primeira metade do curso e o Residência Pedagógica é destinado àqueles dos anos finais. As duas iniciativas envolvem a realização de atividades em escolas públicas da Educação Básica por 432 licenciandos de diferentes cursos, sob a orientação de 20 docentes da UFSCar e a supervisão de 54 professores das escolas parceiras.

Na UFSCar, o PIBID tem a coordenação institucional da professora Renata Gama, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME). O Programa Residência Pedagógica é coordenado institucionalmente pela docente Isadora Gregolin, também do DME.