Notícia

Analice Gaspar Garcia - Publicado em 24-02-2022 08:00
CAPES lança edital para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
O período previsto para candidatura nos processos seletivos será entre 28 de fevereiro e 7 de março
O período previsto para candidatura nos processos seletivos será entre 28 de fevereiro e 7 de março
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação informa que a CAPES está com edital aberto para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Na UFSCar, a seleção dos bolsistas contempla exclusivamente os Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Enfermagem (PPGEnf), Terapia Ocupacional (PPGTO), Física (PPGF), Estatística (PIPGEs), Ciências dos Materiais (PPGCM-So) e Educação (PPGEd-So), por meio de editais internos de seleção.

O Edital CAPES nº 10/2022 (disponível na íntegra neste link) estabelece que o número total de bolsas será calculado considerando uma bolsa por programa de pós-graduação, com duração mínima de seis meses e máxima de dez meses. As candidaturas contempladas poderão iniciar suas atividades no exterior entre os meses de setembro a novembro de 2022.

O período previsto para candidatura nos processos seletivos será entre 28 de fevereiro e 7 de março.  Para participar do edital, a pessoa deverá estar regularmente matriculada em curso de doutorado em um dos sete PPGs da UFSCar habilitados junto ao Edital CAPES nº 10/2022.  Além disso, é necessário não possuir título de doutorado, ter aprovação no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado, comprovar proficiência em língua estrangeira em conformidade com o Anexo II do Edital nº 10/2022 e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento. 

Após a finalização dos estudos no exterior, o bolsista deve retornar ao País para a defesa da tese. Os Programas de Pós-Graduação da UFSCar participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) não poderão indicar bolsistas para o PDSE.

No momento da inscrição, o candidato deve apresentar uma série de documentos, dentre eles, o formulário de inscrição, carta de aceite da instituição no exterior, teste de proficiência em língua inglesa, comprovante válido de proficiência em língua estrangeira, carta do orientador brasileiro e a proposta de pesquisa detalhada. A lista completa dos documentos requeridos, o cronograma e o Edital completo poderá ser consultados diretamente na página do Programas de Pós-Graduação habilitados no Edital CAPES nº 10/2022.