Denise Britto - Publicado em 25-01-2022 08:00
UFSCar-Sorocaba oferece cursinho pré-vestibular gratuito
Inscrições, online, estão abertas de 25 de janeiro até 25 de fevereiro (imagem: Reprodução)

O Cursinho Pré-Universitário Educação e Cidadania (CEC), do Campus Sorocaba da UFSCar, que prepara as pessoas para o ingresso no Ensino Superior, está com inscrições abertas, de 25 de janeiro a 25 de fevereiro, para a formação de novas turmas em 2022. As aulas estão previstas para começarem no dia 7 de março.

O CEC é um projeto de extensão gratuito que visa fomentar, de forma interdisciplinar e por meio da democratização dos meios de produção científica, a formação cidadã crítica de educandos para que não apenas sejam aprovados em vestibulares, mas também tenham condições de vivenciar os diversos aspectos da vida universitária, o exercício do diálogo e da democracia.

O Cursinho Educação e Cidadania iniciou suas atividades em 2009, idealizado por docentes da UFSCar com a finalidade de preparar estudantes de baixa renda que pretendam transpor a barreira do vestibular para ingressar o Ensino Superior público. Desde o inicio das atividades do CEC, mais de 600 alunos fizeram parte do projeto.

Inscrições e seleção
As inscrições devem ser feitas pelo formulário online, com link disponível no edital. Podem se inscrever no processo seletivo candidatos que, em 2022, estiverem matriculados no Ensino Médio regular ou equivalente, em uma unidade escolar da rede pública de ensino; ou que já concluíram o Ensino Médio regular ou equivalente em uma unidade escolar da rede pública de ensino; e que não estejam inscritos em quaisquer outros cursos pré-vestibulares similares mantidos por instituições públicas, privadas ou de natureza voluntária e afins.

O cursinho é gratuito e contempla os conteúdos exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Excepcionalmente neste edital, as aulas ocorrerão de maneira remota e síncrona (ao vivo), via plataforma Google Meet, em duas turmas com horários e dias diferentes. No período noturno, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30. Caso seja possível a retomada no modelo presencial, as aulas serão no Campus Sorocaba da UFSCar. A segunda turma tem aula uma vez por semana, aos sábados, em período integral, das 9 às 17 horas, com intervalo de uma hora.

O processo seletivo para o cursinho disponibiliza 40 vagas para a turma semanal e 30 vagas para a turma de sábado. A seleção será composta por uma prova com seis questões dissertativas e os pré-aprovados nessa primeira etapa passarão para a fase de entrevista.

Todas as informações devem ser conferidas no edital e nas páginas do CEC no Facebook (facebook.com/CursinhoUFSCarSorocabaCEC) e no Instagram (@cecufscar). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cecufscarpedagogico@gmail.com.