Notícia

Denise Britto - Publicado em 13-12-2021 13:00
#CasaLibras lança vídeo de narrativa infantil contra abuso sexual
Adaptação de história para Libras pode ser acessada no YouTube (Imagem: Reprodução)
Adaptação de história para Libras pode ser acessada no YouTube (Imagem: Reprodução)
O projeto #CasaLibras da UFSCar adaptou, em formato de vídeo e em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o livro infantil "A menina das cores", que aborda a violência sexual contra crianças. A história, escrita pela professora Rita Cândido, é uma homenagem que a autora fez para muitas meninas e meninos que um dia sofreram esse tipo de violência, servindo de alerta para a questão do abuso infanto-juvenil. O livro já havia ganhado uma versão em vídeo, em Português, pelo canal 'Vovó Fofuxa', com divulgação e apoio do projeto Fala, Gigi!. Agora, a história pode ser vista também na versão em Libras, feita pelo #CasaLibras, e disponível no YouTube.

"A narrativa do livro de Rita Cândido inicialmente foi divulgada em Português, circulando nos meios de comunicação do projeto Fala, Gigi!. Em seguida, a narrativa do livro foi adaptada para vídeo, também em Português, por Eloiza Cristiane Torres. Para contar a história, Eloiza interpreta uma contadora de histórias, a 'vovó Fofuxa', que dá nome ao seu canal no YouTube", contextualiza a docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar e coordenadora do projeto #CasaLibras, Vanessa Regina de Oliveira Martins. "Para a produção do vídeo em Libras, o projeto #CasaLibras entrou em contato com Rita Cândido e também obteve liberação para uso da narrativa de Eloiza Torres", explica ela.

"Com essa produção, o Projeto #CasaLibras espera contribuir com as famílias de crianças surdas, alertando sobre os sinais de abuso infantil, e incentivar os pais e professores a trabalharem o tema da violência sexual em suas casas e nas escolas", afirma a professora da UFSCar.

O projeto Fala, Gigi! é um movimento coletivo de educadores e artistas de São Carlos de prevenção à violência sexual infanto-juvenil. Saiba mais no Instagram @falagigi.oficial. Já o projeto #CasaLibras foi criado no início da pandemia como forma de produção de entretenimento e conteúdo didático em apoio às crianças surdas, suas famílias e às escolas no isolamento social. Mais informações estão no canal do projeto #CasaLibras no YouTube. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail casalibras@ufscar.br.