João Eduardo Justi - Publicado em 28-10-2021 18:00
ABCr homenageia professor Julio Zukerman-Schpector, do DQ-UFSCar
Pesquisador já foi presidente e tesoureiro da Associação (Imagem: Arquivo pessoal)

A Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr) realizou, no último dia 18 de outubro, a sua XXV Reunião, em comemoração aos 50 anos de fundação da entidade. Durante a sessão especial de abertura, foi feita uma homenagem aos ex-presidentes da Associação, entre os quais esteve o professor Julio Zukerman-Schpector, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, que foi presidente da ABCr na gestão 1996-1998, e tesoureiro nas gestões 1985-1987 e 1994-1996.

Os outros homenageados foram Eduardo Ernesto Castellano, Yvonne Primerano Mascarenhas, Stephenson Caticha Ellis (in memoriam), Carlos Benedicto Ramos Parente, Aldo Felix Craievich, Lia Queiroz do Amaral, Iris Concepcion Linares de Torriani, Nivaldo Lúcio Speziali, José Ricardo Sabino e Márcia Carvalho de Abreu Fantini.

A XXV Reunião da ABCr contou com a palestra "Crystallography as a driving force in the International Scientific Cooperation and Interregional Integration in Brazil and Latin America", ministrada por Iris Concepcion Linares de Torriani, nova Associada Honorária da Associação, além da Assembleia Geral de Associados.

Julio Zukerman-Schpector
É Professor Titular do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, no qual é líder do Laboratório de Cristalografia, Estereodinâmica e Modelagem Molecular (LaCrEMM). Possui mestrado e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1982-1984); e pós-doutorado pelo Weizmann Institute of Science (1991). Foi professor visitante na Universidade do Texas (2007-2008) e é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da qual foi Conselheiro Titular (2009-2011).

A pesquisa no LaCrEMM está voltada aos seguintes temas: cristalografia por difração de raio X de monocristais e policristais aplicada a compostos orgânicos, organometálicos e inorgânicos, química supramolecular, docking molecular, e modelagem molecular. Na química supramolecular, destaca-se como contribuição a descoberta de novos tipos de interações envolvendo lone pairs of electrons e sistemas pi. Nessa mesma área, coordenou a publicação de dois livros: The importance of Pi-Interactions in Crystal Engeneering (John Wiley & Sons, 2012) e Multi-component crystals: Synthesis, Concepts, Function (De Gruyter, 2018).

Oito dos trabalhos publicados com ênfase em estruturas cristalográficas foram escolhidos para capa das revistas Acta Crystallographica e Zeitschrift für Kristallographie. Ao todo, 12 trabalhos foram capa de revistas internacionais, sendo o último no European Journal of Organic Chemistry. Foi membro de Corpo Editorial do Journal of Chemical Crystallography; e revisor dos periódicos Acta Crystallographica; Section C, Crystal Structure Communications; Acta Tropica; Journal of Applied Organometallic Chemistry; Journal of Chemical Crystallography; Journal of the Brazilian Chemical Society; Química Nova; Tetrahedron (Oxford) e Zeitschrift für Kristallographie. Detalhes sobre a carreira do professor estão na Plataforma Lattes.