Denise Britto - Publicado em 06-10-2021 13:00
UFSCar promove oficina gratuita de escrita de biografias
Atividade será ministrada pelo jornalista e biógrafo Marcelo Bortoloti (Imagem: Reprodução)
Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para a "Oficina de escrita de biografias", que será ministrada pelo jornalista, escritor e doutor em Letras, Marcelo Bortoloti. A atividade de extensão é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar. A oficina é gratuita e será realizada no dia 13 de novembro, das 9 às 13 horas, em formato virtual; terá duração de quatro horas e abordará a metodologia da escrita de biografias, incluindo a escolha do tema, pesquisa e aspectos de linguagem do jornalismo literário, entre outros pontos. A atividade é destinada a estudantes de todas as áreas interessados pelo tema, além de jornalistas e escritores. São ofertadas 60 vagas. As inscrições devem ser feitas através deste formulário.

No dia 23 de outubro, haverá uma live de lançamento da oficina no Instagram do grupo de pesquisa "comunica", na qual Marcelo conversará sobre seu trabalho e experiência de escrita de biografias. A oficina é um projeto de extensão do Departamento de Letras (DL), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), numa realização do PPGL, e tem o apoio da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade. A atividade de extensão é coordenada pelos professores Luciana Salazar Salgado e Pedro Henrique Varoni de Carvalho, ambos do DL da UFSCar.

Sobre Marcelo Bortoloti
É formado em Jornalismo pela PUC Minas, mestre em Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pesquisador visitante da Universidade de Barcelona e da Faculdade de Belas Artes de Florença. Atualmente está vinculado como pesquisador em pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). É organizador do livro "Carlos Drummond e Ribeiro Couto - Correspondência" (Editora Unesp, 2019) e "Guignard, o Anjo Mutilado", lançado recentemente pela Companhia das Letras (2021). É também coautor, com Chris Fuscaldo, de "Viver é Sonhar, os últimos caminhos de Belchior" (Sonora Editora, 2022).