Analice Gaspar Garcia - Publicado em 28-09-2021 17:10
Reitora da UFSCar recebe Raduan Nassar no Campus Lago do Sino
Momento da leitura da declaração pública de cumprimento do acordo de doação da fazenda (Tiago Santi)
O dia 24 de setembro de 2021 ficará marcado na história do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. Foi neste dia que a Reitora Ana Beatriz de Oliveira recebeu no Campus Lagoa do Sino a visita do Doutor Honoris Causa da UFSCar, Raduan Nassar, para a assinatura da declaração pública de cumprimento dos acordos de doação da fazenda, consolidando a pactuação para colocar em prática o projeto idealizado no momento da doação.

"Esse é um momento muito importante para a UFSCar e, principalmente, para o Campus Lagoa do Sino, que segue colocando em prática os projetos firmados com Raduan. Reitero a gratidão a Raduan pelo grandioso gesto da doação, o que evidencia o seu comprometimento com a Educação Pública", disse Oliveira.

"Vamos trabalhar para que Lagoa do Sino se desenvolva cada vez mais promovendo a formação de profissionais compromissados com os princípios do projeto do Campus, como a própria sustentabilidade, a segurança alimentar e a agricultura familiar", acrescentou.

Dentre os princípios pactuados estão garantir a oferta de ensino de graduação e de pós-graduação de forma pública e gratuita, engajar-se contra qualquer tentativa de privatização do Campus, manter de forma perene o uso dos imóveis e bens doados para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão e aplicar os resultados da produção agrícola exclusivamente no Campus Lagoa do Sino.

"A visita ao Campus, acompanhada por Fernando Haddad, agora sob uma gestão comprometida com o projeto pioneiro e tendo a Professora Ana Beatriz à frente, nos deixou com esperanças de que a Educação Pública precisa voltar a ser prioridade, que o Brasil precisa voltar aos trilhos. Sei que veremos tudo isso acontecer", comentou Nassar durante o encontro.

Na ocasião, a Reitora, junto do Diretor do Campus, Alberto Luciano Carmassi, da Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Giulianna Rondineli Carmassi e do Prefeito do Campus, Ernesto Abel Fernando Friedmann Pallarolas, apresentou a Raduan Nassar, que estava acompanhado por Fernando Haddad, Ministro da Educação (2005 a 2021) à época da doação e um dos responsáveis pela negociação, o detalhamento da estrutura do Projeto Fazenda Escola Lagoa do Sino.

O Diretor do Campus, ao mostrar o projeto a Raduan Nassar e Fernando Haddad, evidenciou o intuito de ??promover o desenvolvimento regional do sudoeste paulista por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação. "O projeto visa fortalecer a integração das atividades produtivas da fazenda com as de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências da Natureza (CCN), contribuindo para a consolidação do Campus Lagoa do Sino como um importante ator de fomento do desenvolvimento regional", explicou Carmassi. Todas as atividades da Fazenda Escola Lagoa do Sino podem ser acompanhadas na sua página institucional.