João Eduardo Justi - Publicado em 28-09-2021 15:00
UFSCar promove curso sobre infância, migração e refúgio
Aulas online estarão disponíveis no YouTube (Imagem: Reprodução)
O Núcleo de Educação e Estudos da Infância (Nein), do Campus Sorocaba da UFSCar, está  promovendo o curso de extensão intitulado "Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio". Trata-se de uma oportunidade para a formação continuada de professores e demais profissionais e pesquisadores envolvidos com o tema das migrações e refúgio relacionado à infância, às crianças e aos jovens. O curso visa fomentar reflexões sobre a diversidade na Educação Básica e sobre as garantias dos direitos fundamentais das crianças em contextos de deslocamentos.

Organizado pelas professoras Katia Norões, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Maria Walburga dos Santos, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, e pelo professor Flávio Santiago, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), o curso terá início em 7 de outubro, às 18 horas, e será integralmente online, com total de 25 horas certificadas (entre atividades síncronas e assíncronas), para as pessoas matriculadas que tenham frequência mínima de 75% nos encontros síncronos. As vagas estão esgotadas, mas o encontros gravados estarão disponíveis no canal do Nein, no YouTube.

Os encontros terão como temas a história das migrações; geografia, infância e migração; direito à cidade e Educação; famílias transnacionais; legislação; entre outros. A programação completa e mais informações estão no Facebook.

A iniciativa conta com o apoio dos grupos de pesquisa Criei (UFSCar), Laroyê (Unifesp), Numdi (IFMT), GEPSI (USP), Gitaka (UNIRio), Núcleo de Educação Infantil Paulistinha (NEI/Paulistinha), UEMS e IFMT.