Denise Britto - Publicado em 26-08-2021 13:00
UFSCar divulga novas atividades do projeto Trilha da Natureza
Concurso de fotografia recebe inscrições até 31 de agosto (Imagem: Reprodução)

O Projeto de Extensão "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" da UFSCar está com uma série de atividades em andamento, todas gratuitas e abertas à participação da comunidade.

Uma delas é o Concurso de Fotografia do Cerrado, edição 2021, que teve o prazo de inscrições estendido até o dia 31 de agosto. Este ano, em função da proximidade do aniversário de 30 anos da Trilha da Natureza, foram abertas duas categorias: uma para receber registros do ambiente, em que serão considerados tanto elementos da fauna quanto da flora nativos do fragmento de Cerrado localizado na UFSCar; outra para receber registros de atividades educativas, culturais, esportivas etc., que tenham sido realizadas ao longo dos anos no fragmento de cerrado. Podem ser enviadas até duas fotos por categoria e por cada inscrição. Os detalhes para participar do concurso podem ser conferidos no edital.

O projeto também está com inscrições abertas, até 31 de agosto, para o Segundo Minicurso da Trilha da Natureza de 2021: "Espelho d'água: o reflexo das atividades humanas em São Carlos". A inciativa terá duração de quatro semanas, com quatro encontros de duas horas, entre os dias 1º e 22 de setembro, às 19 horas. As aulas serão ministradas por professores e pesquisadores da UFSCar e do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, através do Google Meet. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site, onde constam mais informações, incluindo a programação.

Além disso, acaba de ser lançado mais um episódio dos podcasts da Trilha da Natureza. No novo episódio, os bolsistas de extensão do projeto Eduardo Barreto de Oliveira e Larissa Alves Correa entrevistaram Rodrigo Cezário, biólogo pela UFSCar e mestrando em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) para falar sobre a recente descoberta de uma nova espécie de libélula (Heteagrion gorbi) no fragmento de Cerrado localizado na UFSCar. Este e os demais episódios da temporada estão disponíveis no canal Trilha da Natureza no Spotify

Mais informações sobre o projeto "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" e as atividades em andamento podem ser acessadas nas redes sociais: Facebook e Instagram. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail trilhadanatureza@gmail.com.