Fabricio Mazocco - Publicado em 10-08-2021 13:00
Geometria nas construções civis é tema de Aciepe
Inscrições podem ser feitas até 20 de agosto. (Imagem: Reprodução)
Os elementos construtivos dos edifícios têm como base os princípios da Geometria Plana e Tridimensional ensinados nos ensinos Fundamental e Médio. Penando nisso, a UFSCar está oferecendo a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Entendo a Geometria nas construções".

O objetivo desse curso de extensão é revisitar a Geometria sob o olhar das formas presentes na construção civil, buscando seu entendimento e sua aplicação. Os conteúdos previstos são: conceitos fundamentais de Geometria - polígonos regulares inscritos e circunscritos; poliedros e planificação - aplicação nas construções; cúpulas geodésicas - conceitos e estrutura; e conceitos básicos de modelagem de objetos tridimensionais em CAD.

A Aciepe acontecerá de forma remota, com encontros síncronos via Google Meet, às segundas e sextas-feiras, das 12h30 às 13h30, além de atividades assíncronas. O início está previsto para o dia 23 de agosto, com término em 26 de novembro.

O curso é voltado a estudantes de graduação na área de Engenharia e afins, tanto da UFSCar como de outras universidades, alunos e professores do Ensino Médio e profissionais da construção civil.

As inscrições devem ser feitas via formulário online até as 18 horas do dia 20 de agosto. Mais informações com Rochele Amorim Ribeiro, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, pelo e-mail rochele@ufscar.br.