Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 05-08-2021 13:00
UFSCar-Sorocaba promove curso sobre Paulo Freire e a Educação Infantil
Inscrições deverão ser realizadas no dia 7 de agosto (Imagem: Divulgação)
Inscrições deverão ser realizadas no dia 7 de agosto (Imagem: Divulgação)
O Núcleo de Educação e Estudos da Infância, da UFSCar-Sorocaba, em conjunto com o coletivo Parque da Resistência da cidade de São Paulo, promove o curso de extensão intitulado "Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância, em comemoração ao centenário de Paulo Freire".

De acordo com os organizadores, "Paulo Freire, com sua obra, vida e ensinamentos, dialoga profundamente com as concepções da infância e da Educação Infantil, os direitos das mulheres e as políticas públicas para a área. Neste ano de 2021, em que Paulo Freire completaria 100 anos, nos desafiamos a tornar explícito os princípios ?Freirianos? que podem ser encontrados no cotidiano das práticas pedagógicas, nos projetos e nas políticas públicas da Educação Infantil".

A intenção é promover, por meio do curso, uma reflexão sobre como o legado de Paulo Freire está vivo e continua inspirando e influenciando as práticas pedagógicas em especial na Educação Infantil.

O curso inicia em 13 de agosto, às 20 horas, e será integralmente online. As demais atividades síncronas ocorrerão nas seguintes datas: 19 e 26 de agosto; 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro; 7, 14 e 21 de outubro; e 4 de novembro, sempre das 20 às 22 horas. O primeiro encontro, no dia 13 de agosto, será aberto à participação do público, via YouTube, e receberá a participação das professoras Iara Bernardi, Lisete Arelaro, Luiza Erundina e Maria Aparecida Perez.

As inscrições para o curso poderão ser realizadas no dia 7 de agosto, das 8 às 20 horas, neste formulário online, cujo link estará disponível nas páginas do Facebook @nucleodeinfanciaufscar e @coletivoparquedaresistencia. As vagas são limitadas e será necessário aguardar um e-mail de confirmação de matrícula. Pelas páginas no Facebook também será possível acessar a transmissão do encontro inicial.

A iniciativa conta com o apoio dos grupos de pesquisa Criei (UFSCar), Laroyê (Unifesp) e Núcleo de Educação Infantil Paulistinha (NEI/Paulistinha).