Analice Gaspar Garcia - Publicado em 21-07-2021 15:00
Qualidade de Vida e Saúde Mental são foco de edital aberto pela ProEx
Edital leva em consideração os impactos da pandemia da Covid-19 na vida cotidiana (Freepik)
A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) lança o edital especial para projetos temáticos de extensão: Qualidade de Vida e Saúde Mental. O edital vai selecionar até 15 propostas de extensão para serem apoiadas e cada uma contará com quatro meses de bolsa para estudantes de graduação regularmente matriculados na UFSCar.

"Neste edital, idealizado em parceria com as pró-reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e de Gestão de Pessoas (ProGPe), colocamos em prática a nossa proposta de ampliar, fortalecer e incentivar as atividades de extensão de forma interdisciplinar, permitindo a atuação em rede na Universidade, com foco na promoção da qualidade de vida e na saúde mental", disse a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.

O Pró-Reitor de Extensão Adjunto, Fábio Gonçalves Pinto, explica que o edital levou em consideração os impactos da pandemia da Covid-19 nas diferentes esferas da vida cotidiana e pretende promover a articulação de atividades de ensino e pesquisa com os cuidados necessários para a qualidade de vida da comunidade universitária.

A submissão de propostas, aberta a partir da data de publicação do Edital (19/7), deve ser realizada exclusivamente pelo sistema ProExWeb, por meio de preenchimento de formulário específico disponível na opção "Propor uma nova atividade". Confira as instruções detalhadas para o uso do sistema ProExWeb. As propostas precisam ser vinculadas a um Programa de Extensão e apresentar: objetivo; plano de trabalho; pessoas, grupos e/ou coletivos a serem atendidos; e cronograma de execução com início das atividades previsto para 1/11, bem como duração mínima de quatro meses e máxima de seis meses.

Cada proponente deve acompanhar o fluxo de sua proposta no ProExWeb, de modo a garantir que o trâmite de aprovação pelas chefias dos setores e/ou departamentos (da equipe de trabalho envolvida nas atividades) ocorra até o dia 16/8. Esse é o prazo máximo para as propostas aprovadas pelas chefias darem entrada na área da ProEx no sistema ProExWeb. Também em 16/8, a etapa de análise de admissão se encerra e, em seguida, apenas as propostas admitidas serão encaminhadas para a avaliação de mérito dos consultores. Acesse o edital na íntegra para compreender todos os detalhes.

O edital conta com três eixos temáticos, sendo que as propostas das atividades de extensão devem englobar ao menos um deles: Qualidade de Vida e Promoção da Saúde (ações de promoção à saúde relacionadas à Covid-19); Cultura e Promoção da Qualidade de Vida (atividades com foco na oferta de ações culturais em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã) e Qualidade de Vida e Promoção dos Direitos Humanos (atividades com foco em educação em direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, educação das relações de gênero, inclusão e acessibilidade).

Podem participar do edital servidores docentes e técnico-administrativos efetivos ou voluntários/seniores (desde que seus planos de trabalho contemplem atividades de extensão e que o período de contratação englobe o período do Edital), sem atrasos na entrega de relatório(s) de Atividades de Extensão finalizadas até dezembro de 2020 sob sua responsabilidade. Só será aceita a submissão de uma única proposta por servidor na função de coordenador do projeto.