Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 01-07-2021 07:00 - Atualizado em 01-07-2021
HU realizará mais de 700 cirurgias eletivas em São Carlos neste ano
Assinatura do Termo por representantes do HU, Prefeitura e SMS (Foto: HU-UFSCar)
Assinatura do Termo por representantes do HU, Prefeitura e SMS (Foto: HU-UFSCar)

Foi assinado ontem (1/7) o 3º Termo Aditivo entre o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar/Edbserh) e a Prefeitura Municipal de São Carlos. No documento, foram incorporadas 105 cirurgias eletivas por mês, de pequeno e médio portes, que serão realizadas no Centro Cirúrgico do HU até o final deste ano. O repasse adicional será de R$ 141 mil mensais.

Os procedimentos tiveram início em maio e as cirurgias são realizadas em diferentes especialidades: Ginecologia, cirurgias dos aparelhos geniturinário, digestivo e circulatório, das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e pescoço e de pele.

O documento assinado prevê, além das cirurgias eletivas, a prestação de serviços de média complexidade ambulatorial e hospitalar e exames de alta complexidade. "Os novos serviços contemplam as cirurgias eletivas - 105 cirurgias por mês -, até dezembro deste ano. Vamos fazer cirurgias de pequeno e médio portes: hérnia, de varizes, vesícula, cirurgias ginecológicas, urológicas. São cirurgias em que o paciente opera e vai embora no mesmo dia, ou no máximo, passa um dia no Hospital. São cirurgias pequenas, mas que hoje são a maior necessidade, pois há maior número de pessoas aguardando na fila", afirma Fábio Neves, Superintendente do HU-UFSCar.

A regulação da fila de espera das cirurgias é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Assinaram o Termo Aditivo Fábio Neves, Superintendente do HU, Airton Garcia, Prefeito de São Carlos, e Marcos Palermo, Secretário de Saúde do município. O documento também será assinado por Valeria Gabassa, Gerente de Atenção à Saúde do HU, e seguirá para Brasília, onde será assinado por Oswaldo Ferreira e Giuseppe Gatto, Presidente e Diretor de Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU.