Projeto do Colégio de Aplicação sensibiliza crianças sobre meio ambiente
São Carlos
Iniciativa reuniu arte, música e consciência ambiental com crianças de 4 e 5 anos de idade
Durante o segundo semestre de 2024, o projeto "Vamos Salvar o Planeta" foi desenvolvido com os alunos do Grupo 4, com idades de 4 e 5 anos, do Colégio de Aplicação (CAU) da UFSCar. Sob orientação da professora Elisângela Ferreira Sentanin, o objetivo foi sensibilizar e educar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e o valor dos recursos naturais, promovendo reflexões para a formação de uma consciência sustentável. As produções do projeto foram apresentadas em atividade de encerramento do ano para familiares e a comunidade do CAU.
As atividades abordaram temas fundamentais, como o respeito ao meio ambiente, o impacto do descarte correto de resíduos recicláveis e os problemas gerados pelo descarte inadequado. Questões como queimadas, desmatamento, poluição de rios e mares e a ameaça de extinção de diversas espécies foram discutidas, incentivando as crianças a compreenderem que pequenos gestos no presente podem gerar grandes mudanças no futuro.
O projeto também promoveu um contato direto com a natureza. As crianças participaram de vivências que as aproximaram de diferentes espécies de animais e dos ambientes naturais, como rios e cachoeiras. "Essas experiências reforçaram a importância de respeitar e proteger o ambiente em que vivemos. Com a crença de que as crianças são o futuro e desempenham um papel essencial na construção de um mundo mais sustentável, o projeto também buscou inspirá-las a cuidar do planeta com amor e responsabilidade desde cedo", destaca Sentanin.
De acordo com ela, um dos momentos mais criativos do projeto foi a composição de uma música, realizada em parceria com as estagiárias de Música, especialmente a graduanda Gabrielle Tardochi Andrade, sob orientação da professora Daniela Dotto Machado, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar. "Por escolha das próprias crianças, a música teve como tema principal a onça-pintada, símbolo da biodiversidade brasileira e um animal ameaçado de extinção. Na letra da canção, as crianças expressaram o aprendizado acumulado durante o projeto, unindo arte, criatividade e consciência ambiental", complementa Sentanin.
No encerramento do ano letivo, as crianças fizeram uma apresentação musical, na qual foram exibidas cinco músicas trabalhadas ao longo do semestre, cada uma abordando um animal ligado ao meio ambiente. Os alunos também utilizaram instrumentos musicais confeccionados por eles mesmos, o que tornou a experiência ainda mais especial. O ponto alto foi a apresentação da canção criada pela turma, com as crianças caracterizadas com fantasias também produzidas por elas.
"Essa vivência não apenas reforçou o aprendizado sobre sustentabilidade, mas também promoveu a integração entre as crianças, suas famílias e comunidade, celebrando a criatividade, o esforço e o envolvimento de todos no projeto", conclui a professora.
As atividades abordaram temas fundamentais, como o respeito ao meio ambiente, o impacto do descarte correto de resíduos recicláveis e os problemas gerados pelo descarte inadequado. Questões como queimadas, desmatamento, poluição de rios e mares e a ameaça de extinção de diversas espécies foram discutidas, incentivando as crianças a compreenderem que pequenos gestos no presente podem gerar grandes mudanças no futuro.
O projeto também promoveu um contato direto com a natureza. As crianças participaram de vivências que as aproximaram de diferentes espécies de animais e dos ambientes naturais, como rios e cachoeiras. "Essas experiências reforçaram a importância de respeitar e proteger o ambiente em que vivemos. Com a crença de que as crianças são o futuro e desempenham um papel essencial na construção de um mundo mais sustentável, o projeto também buscou inspirá-las a cuidar do planeta com amor e responsabilidade desde cedo", destaca Sentanin.
De acordo com ela, um dos momentos mais criativos do projeto foi a composição de uma música, realizada em parceria com as estagiárias de Música, especialmente a graduanda Gabrielle Tardochi Andrade, sob orientação da professora Daniela Dotto Machado, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar. "Por escolha das próprias crianças, a música teve como tema principal a onça-pintada, símbolo da biodiversidade brasileira e um animal ameaçado de extinção. Na letra da canção, as crianças expressaram o aprendizado acumulado durante o projeto, unindo arte, criatividade e consciência ambiental", complementa Sentanin.
No encerramento do ano letivo, as crianças fizeram uma apresentação musical, na qual foram exibidas cinco músicas trabalhadas ao longo do semestre, cada uma abordando um animal ligado ao meio ambiente. Os alunos também utilizaram instrumentos musicais confeccionados por eles mesmos, o que tornou a experiência ainda mais especial. O ponto alto foi a apresentação da canção criada pela turma, com as crianças caracterizadas com fantasias também produzidas por elas.
"Essa vivência não apenas reforçou o aprendizado sobre sustentabilidade, mas também promoveu a integração entre as crianças, suas famílias e comunidade, celebrando a criatividade, o esforço e o envolvimento de todos no projeto", conclui a professora.
10/12/2024
13:00:00
27/12/2024
23:59:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
Estudante, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
Registro da apresentação de encerramento do ano letivo no CAU (Foto: CAU-UFSCar)
16317