Cursos de graduação da UFSCar alcançam nota máxima em avaliação do MEC
Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba, São Carlos
Na última semana de outubro, cinco cursos da UFSCar alcançaram nota máxima em avaliação realizada pelo Inep
Os cursos Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras Português/Inglês, Licenciatura em Letras Português/Espanhol, Bacharelado em Química e Bacharelado em Matemática conquistaram a nota máxima na avaliação que reconhece os cursos de graduação do país, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, os cursos passaram simultaneamente pela última etapa do processo, a avaliação in loco, que inclui análise de documentos, verificação das estruturas físicas da Universidade e reuniões com coordenadores, docentes, técnicos-administrativos e discentes.
Outros cursos de graduação já passaram pela avaliação do Inep neste ano e, até o final de 2024, mais 7 visitas serão realizadas pelo Instituto. As avaliações in loco são a última etapa do processo que reconhece ou renova o reconhecimento dos cursos de graduação no Brasil. A primeira etapa, conhecida como "instrução dos processos", se inicia quando a Universidade fornece ao MEC informações sobre os projetos pedagógicos, corpo docente e ementa dos cursos. Depois que a documentação inicial é aprovada, o Inep abre um formulário digital conhecido como "formulário direcional", que lista uma série de indicadores que avaliam o corpo docente, aspectos didáticos pedagógicos dos cursos e a infraestrutura da Instituição. Em seguida, a Universidade preenche o formulário e aguarda a designação de uma Comissão de Avaliação, responsável pela etapa final, a avaliação in loco.
O trabalho dos avaliadores é realizado de forma virtual, por meio de reuniões, visitas à infraestrutura da Universidade e validação dos documentos enviados na etapa anterior. O processo avaliativo começa com uma reunião de abertura, que envolve o MEC, representantes da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Diretores de Centro, Coordenadores de Curso e o Procurador Educacional Institucional (PEI). Durante dois dias, os avaliadores dialogam com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, com a coordenação, com docentes, estudantes e técnico-administrativos do curso em avaliação. Com o auxílio de transmissões de vídeo geolocalizadas, os profissionais visitam as bibliotecas, os espaços de trabalho de servidores, as salas de aula e de informática, os laboratórios e as instalações da ProGrad. Eles também buscam evidências que comprovem a documentação enviada pela Instituição.
Todo o processo é acompanhado de perto pelo Procurador Educacional Institucional e pela Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed). Para definir a nota final do curso, os avaliadores atribuem conceitos de 1 a 5 para cada um dos indicadores observados durante a visita. Juntas, as notas resultam em uma média conhecida como Conceito de Curso (CC). Para um curso ser reconhecido, ou ter sua renovação de reconhecimento garantida, sua média precisa ser de pelo menos 3 pontos. Depois de finalizada a avaliação in loco, a Comissão de Avaliação elabora um relatório que serve como base para a elaboração da Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso, publicada pelo MEC.
Os cursos da UFSCar tiveram uma excelente pontuação em todos os quesitos analisados. De forma geral, as avaliações indicam a qualidade dos cursos, do trabalho de ensino, pesquisa e extensão realizado pelo corpo docente, dos estágios, da intersecção com a cidade, do acompanhamento dos egressos e das estruturas físicas da Universidade, em especial do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). O trabalho dedicado do Procurador Educacional Institucional, da DiDPed, das Coordenações de Curso e de toda a ProGrad, tem sido fundamental para esse processo avaliativo.
Para Ailton Bueno Scorsoline, técnico em assuntos educacionais e atual Procurador Educacional Institucional, "o resultado positivo nesses processos decorre de uma série de ações implementadas pela Reitoria, a fim de reorganizar várias atividades desempenhadas pelo Procurador Educacional Institucional, visando uma atitude mais proativa neste processo." A nomeação de Ailton faz parte destas ações, especialmente por sua experiência com os processos de avaliação e regulação da educação superior. Scorsoline ainda comenta que os resultados das avaliações in loco são um importante indicador prévio da situação dos cursos de graduação e uma referência de qualidade. "Alcançar conceitos 4 e 5 como a UFSCar tem obtido sinaliza que a universidade vem prestando à sociedade uma educação de excelência", completa o servidor.
Aline Cruz Rodrigues, pedagoga da DiDPed, entende que o bom desempenho da UFSCar acontece por uma junção de fatores. "Esses resultados são fruto do trabalho integrado que o PEI, a DiDPed, a ProGrad e as coordenações de curso estão realizando. A qualidade dos projetos pedagógicos, do nosso corpo docente, da nossa infraestrutura também contribuem muito para essa avaliação positiva".
Cursos avaliados em 2024
Em 2024 a UFSCar já recebeu a Comissão de Avaliação dos cursos de Bacharelado em Imagem e Som, Bacharelado em Ciências Sociais, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Letras Português/Inglês e Licenciatura em Letras Português/Espanhol. Dos 9 cursos avaliados, 6 tiveram a nota máxima, conceito 5.
Até o fim de dezembro, os cursos de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa, Bacharelado em Linguística, Licenciatura em Matemática (noturno), Bacharelado em Física, Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Especial, também receberão avaliações in loco.
Outros cursos de graduação já passaram pela avaliação do Inep neste ano e, até o final de 2024, mais 7 visitas serão realizadas pelo Instituto. As avaliações in loco são a última etapa do processo que reconhece ou renova o reconhecimento dos cursos de graduação no Brasil. A primeira etapa, conhecida como "instrução dos processos", se inicia quando a Universidade fornece ao MEC informações sobre os projetos pedagógicos, corpo docente e ementa dos cursos. Depois que a documentação inicial é aprovada, o Inep abre um formulário digital conhecido como "formulário direcional", que lista uma série de indicadores que avaliam o corpo docente, aspectos didáticos pedagógicos dos cursos e a infraestrutura da Instituição. Em seguida, a Universidade preenche o formulário e aguarda a designação de uma Comissão de Avaliação, responsável pela etapa final, a avaliação in loco.
O trabalho dos avaliadores é realizado de forma virtual, por meio de reuniões, visitas à infraestrutura da Universidade e validação dos documentos enviados na etapa anterior. O processo avaliativo começa com uma reunião de abertura, que envolve o MEC, representantes da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Diretores de Centro, Coordenadores de Curso e o Procurador Educacional Institucional (PEI). Durante dois dias, os avaliadores dialogam com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, com a coordenação, com docentes, estudantes e técnico-administrativos do curso em avaliação. Com o auxílio de transmissões de vídeo geolocalizadas, os profissionais visitam as bibliotecas, os espaços de trabalho de servidores, as salas de aula e de informática, os laboratórios e as instalações da ProGrad. Eles também buscam evidências que comprovem a documentação enviada pela Instituição.
Todo o processo é acompanhado de perto pelo Procurador Educacional Institucional e pela Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed). Para definir a nota final do curso, os avaliadores atribuem conceitos de 1 a 5 para cada um dos indicadores observados durante a visita. Juntas, as notas resultam em uma média conhecida como Conceito de Curso (CC). Para um curso ser reconhecido, ou ter sua renovação de reconhecimento garantida, sua média precisa ser de pelo menos 3 pontos. Depois de finalizada a avaliação in loco, a Comissão de Avaliação elabora um relatório que serve como base para a elaboração da Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso, publicada pelo MEC.
Os cursos da UFSCar tiveram uma excelente pontuação em todos os quesitos analisados. De forma geral, as avaliações indicam a qualidade dos cursos, do trabalho de ensino, pesquisa e extensão realizado pelo corpo docente, dos estágios, da intersecção com a cidade, do acompanhamento dos egressos e das estruturas físicas da Universidade, em especial do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). O trabalho dedicado do Procurador Educacional Institucional, da DiDPed, das Coordenações de Curso e de toda a ProGrad, tem sido fundamental para esse processo avaliativo.
Para Ailton Bueno Scorsoline, técnico em assuntos educacionais e atual Procurador Educacional Institucional, "o resultado positivo nesses processos decorre de uma série de ações implementadas pela Reitoria, a fim de reorganizar várias atividades desempenhadas pelo Procurador Educacional Institucional, visando uma atitude mais proativa neste processo." A nomeação de Ailton faz parte destas ações, especialmente por sua experiência com os processos de avaliação e regulação da educação superior. Scorsoline ainda comenta que os resultados das avaliações in loco são um importante indicador prévio da situação dos cursos de graduação e uma referência de qualidade. "Alcançar conceitos 4 e 5 como a UFSCar tem obtido sinaliza que a universidade vem prestando à sociedade uma educação de excelência", completa o servidor.
Aline Cruz Rodrigues, pedagoga da DiDPed, entende que o bom desempenho da UFSCar acontece por uma junção de fatores. "Esses resultados são fruto do trabalho integrado que o PEI, a DiDPed, a ProGrad e as coordenações de curso estão realizando. A qualidade dos projetos pedagógicos, do nosso corpo docente, da nossa infraestrutura também contribuem muito para essa avaliação positiva".
Cursos avaliados em 2024
Em 2024 a UFSCar já recebeu a Comissão de Avaliação dos cursos de Bacharelado em Imagem e Som, Bacharelado em Ciências Sociais, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Letras Português/Inglês e Licenciatura em Letras Português/Espanhol. Dos 9 cursos avaliados, 6 tiveram a nota máxima, conceito 5.
Até o fim de dezembro, os cursos de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa, Bacharelado em Linguística, Licenciatura em Matemática (noturno), Bacharelado em Física, Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Especial, também receberão avaliações in loco.
13/11/2024
13:00:00
29/11/2024
18:00:00
Barbara Khalil
Sim
Não
Estudante, Foreign Visitor, Docente/TA, Pesquisador, Visitante
UFSCar alcança nota máxima em cinco cursos de graduação na última semana de outubro.
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