Até o dia 21 de fevereiro a Biblioteca Campus Sorocaba da UFSCar apresenta a exposição fotográfica "Polícia: Soldados Esquecidos". A exposição traz ao público uma visão única sobre as histórias no policiamento comunitário, com foco na rotina de soldados e cabos da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), promovendo a reflexão de como melhorar a relação entre as instituições policiais e a sociedade. A proposta visa fomentar debates de como estreitar laços entre a população e as forças de segurança.
A mostra apresenta 20 fotografias autorais do professor Cesar Alves Ferragi (Zare Ferragi), docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar Campus Sorocaba, destacando a interação entre policiais e cidadãos em bairros de diversas regiões periféricas, revelando aspectos do cotidiano policial de colaboração e desafios da segurança pública. As fotos, tiradas entre 2009 e 2010, fazem parte de um projeto fotográfico iniciado pelo professor Cesar durante sua pesquisa de doutorado no Japão e Brasil, que retratam as rotinas e práticas de policiamento comunitário observados em São Paulo-SP, Santo André-SP, e Santos-SP, além de outros territórios periféricos atendidos pela PMESP.
Além das imagens, fazem parte da mostra textos reflexivos de Sara Stefanny, estudante do curso de Turismo da UFSCar Campus Sorocaba, expressando pensamentos e emoções contrastando com as fotografias da exposição, como uma maneira de representar simbolicamente o impacto emocional que constantemente fica oculto devido ao cotidiano. Acompanha também a exposição, textos em Pajubá (linguagem desenvolvida pelas travestis) escritos por Zare e revisados por Malika Saion, estudante travesti e negra do curso de Turismo da UFSCar Campus Sorocaba. A escolha do Pajubá tem a intenção de provocar estranhamento e reflexão, pois desestabiliza discursos tradicionais e cria um espaço para questionar exclusões, desigualdades e preconceitos que permeiam tanto a sociedade quanto o sistema policial.
A exposição pode ser visitada até o dia 21/02, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, no saguão da B-So. O evento é aberto e gratuito.
Acesse o Instagram da B-So.