A Robo.Art, agrupamento multimídia sediado em São José do Rio Preto (SP), apresenta ao público de São Carlos e à comunidade universitária da UFSCar, o espetáculo CORPOMÁQUINA, experiência visual e sonora que mescla dança, artes visuais, performance e tecnologia.
CORPOMÁQUINA foi vencedor do Prêmio Denilto Gomes de Dança 2022, na categoria "Intermédia Performática em Dança", e indicado em duas categorias (Prêmio Técnico e Intérprete) no Prêmio APCA de Dança 2023.
Em cena, dispositivos anexados aos corpos dos performers transformam a tensão e distensão muscular em sons e imagens videomapeadas e projetadas em tempo real sobre os próprios corpos dos integrantes. O performer Vinicius Francês explica que, com o avanço das tecnologias, a automatização e a digitalização da vida, o espetáculo se propõe a questionar qual o futuro possível dessa fusão entre o ser humano e a máquina.
A apresentação gratuita será realizada no dia 15/1, às 20 horas, no Teatro de Bolso da UFSCar. Os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes do início da sessão. O espetáculo tem duração de 45 minutos e conta com recurso de audiodescrição. Após a apresentação, será realizado um bate-papo com interpretação em Libras entre os artistas e a plateia.
O workshop "CorpoxMaquina - a relação do corpo entre a rede de circuitos codependentes e dispositivos de instrumentalização artística" acontece no mesmo dia das 14 às 17 horas com inscrições através do formulário neste link.
15/01/2025
Apresentação e workshop - CORPOMÁQUINA
Local: Teatro de Bolso, no Campus São Carlos da UFSCar.
Horário: 14:00
Realização: Robo.Art, Lei Paulo Gustavo.