De 02/09/2024 a 20/09/2024
Exposições na Biblioteca da UFSCar Campus Sorocaba

Nesse mês de setembro, a Biblioteca da UFSCar Campus Sorocaba (B-So) receberá três exposições, sendo elas: "Ciras - Mulheres de Axé", "Desbravando o mundo sozinha: relatos e dificuldades de mulheres viajantes" e "Entre mundos e histórias". As exposições são independentes, e cada uma aborda uma temática distinta.
"Ciras - Mulheres de Axé" é composta por três pinturas elaboradas em madeira pela artista Alessandra Moreira - egressa do curso de Geografia da UFSCar Campus Sorocaba. Alessandra, que tem os pratos como base principal para seu trabalho, inova no suporte e nas proporções para essa mostra, optando pela utilização de peças de madeira de mais de 1,2m de altura - o que faz com o espectador olhe para as pinturas e sinta como se elas o fitassem de volta. A imponente presença dessas mulheres, com suas roupas brancas e adornos, conta uma história de luta e resistência no Brasil contemporâneo e também no passado. A exposição é um tributo à fé e resistência de africanas e afro-brasileiras que se utilizam e utilizaram de estratégias do mundo material e do sagrado para se fortalecerem e se conectarem com suas raízes.
"Desbravando o mundo sozinha: relatos e dificuldades de mulheres viajantes" traz fotografias de diversos lugares, além de relatos de viagens de mulheres de diferentes faixas etárias e áreas de atuação. Nos relatos das viagens são compartilhadas as experiências que essas mulheres tiverem ao viajarem sozinhas, incluindo as dificuldades enfrentadas, as motivações, e algumas dicas incentivando outras mulheres que buscam fazer o mesmo. A mostra foi idealizada por três estudantes do curso de Turismo da UFSCar Campus Sorocaba: Heloisa de Almeida Alleman, Isabella de Almeida e Maria Eduarda Valandro F. R. Silva.
"Entre mundos e histórias" apresenta 15 desenhos feitos à mão pela estudante Evelyn Taynara Rodrigues do Nascimento, do curso de Pedagogia da UFSCar Campus Sorocaba. Os desenhos selecionados para a mostra refletem suas inspirações e vivências, evidenciando seu estilo próprio nas marcações à caneta e a utilização de poucas cores em seus trabalhos.
As três exposições ficarão disponíveis até o dia 20/09, no horário de funcionamento da B-So (segunda a sexta-feira, das 9h às 22h). Elas também farão parte do festival "Somos Cultura", promovido pela Coordenadoria de Cultura da UFSCar. Para saber mais do festival, acesse a página da Coordenadoria de Cultura no Instagram.

Local: Saguão da Biblioteca da UFSCar Campus Sorocaba (B-So).
Realização: Biblioteca Campus Sorocaba.