De 09/09/2024 a 14/09/2024
8ª Semana de Fitoterapia

Toda a comunidade de dentro e de fora da UFSCar está convidada para a 8ª Semana de Fitoterapia, que promete uma imersão profunda no universo das plantas medicinais, promovendo a interseção entre ciência, saberes tradicionais, agroecologia e sustentabilidade. O evento contará com palestras, workshops, apresentações culturais e rodas de conversa.
A Semana de Fitoterapia é uma iniciativa que visa valorizar e difundir o conhecimento sobre a Fitoterapia como uma prática integrativa complementar (PIC), destacando seu papel na promoção e recuperação da saúde. Este ano, o evento terá confluências com a Agroecologia, trazendo a importância da produção de alimentos orgânicos e sustentáveis, bem como a relação entre saúde e meio ambiente.
A participação é gratuita.
A programação consiste em:
- Segunda-feira, 9 de setembro: A abertura oficial, às 14h no Paço Municipal, contará com a presença de autoridades locais e profissionais da área da saúde. Serão discutidas as iniciativas municipais e políticas públicas relacionadas à fitoterapia, com destaque para o projeto Farmácia da Natureza de Jardinópolis. Na segunda metade do dia, a partir das 19h, na UNICEP, haverá palestras sobre 'Fitoterápicos no SUS' e 'Ensino, Pesquisa e Extensão em Práticas Integrativas e Complementares'."
- Terça-feira, 10 de setembro: A partir das 14h, o Instituto Cultural Janela Aberta receberá workshops sobre o cultivo orgânico de plantas medicinais, seguido de uma oficina sobre sustentabilidade e alimentos orgânicos na FESC (Campo do Rui).
- Quarta-feira, 11 de setembro: Teremos uma visita guiada na horta educativa da FESC Vila Prado com oficina Yuki de energia para o bem estar pela manhã e à tarde atividades práticas na UFSCar, como a preparação de infusões e tinturas, além de apresentações de pesquisas e experiências no município. À noite, uma sessão sobre Medicina Tradicional Chinesa na FESC (Campo do Rui) promete enriquecer ainda mais o evento.
- Quinta-feira, 12 de setembro: Palestras no Paço Municipal de manhã e à tarde serão apresentadas experiências de Farmácia Viva e abordarão temas como biotecnologia e uso racional de fitoterápicos no restabelecimento da saúde.
- Sexta-feira, 13 de setembro: A manhã será dedicada a oficinas de práticas tradicionais e fitoterapia no Instituto Cultural Janela Aberta, com Roda de Saberes Ancestrais. À tarde, atividades na Escola EMEB Janete Lia sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) proporcionarão aprendizado prático à comunidade.
- Sábado, 14 de setembro: O encerramento do evento ocorrerá na Feira Orgânica de São Carlos, com um encontro de troca de mudas e sementes, oficinas de valorização da cultura brasileira e apresentações musicais.
Para participar, basta realizar a inscrição nas atividades desejadas pelo site do evento.

Local: Paço Municipal de São Carlos.
Horário: 14:00
Realização: Prefeitura Municipal de São Carlos, FESC, COMPICS&EPS e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Mais informações:

Confira o site do evento.