Intercâmbios

Intercâmbios

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece a seus estudantes e docentes diversas oportunidades de apoio a intercâmbio. Existem possibilidades de mobilidade acadêmica por meio de acordos de cooperação e também via programas específicos.

Para os estudantes de graduação, a mobilidade acadêmica realizada por meio de programas específicos ocorre com a publicação de editais e incide em auxílio financeiro aos alunos. Cada um desses programas possui critérios de seleção e maneira diferentes do pagamento das bolsas.

Atualmente, os programas com auxílio financeiro são:

  • Ciência sem Fronteiras, cujos editais internos são abertos após o lançamento do Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • Programa Escala de Estudantes de Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), que oferta 11 vagas semestrais para os cursos presenciais, cujos editais internos são normalmente lançados nos finais dos meses de março e setembro de cada ano. A UFSCar oferece um auxílio financeiro para contribuir com o custeio da passagem e seguro saúde e a universidade de destino oferece estadia e alimentação;
  • Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, que possibilita mobilidade por um semestre acadêmico em universidades portuguesas. O aluno recebe uma bolsa em parcela única para arcar com todas as despesas do intercâmbio. O edital interno é lançado após a UFSCar receber convite do Santander Universidades para a participação do Programa;
  • Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, que oferece mobilidade por um semestre acadêmico em universidades espanholas. O aluno recebe uma bolsa em parcela única para arcar com todas as despesas do intercâmbio. O edital interno também é lançado após a UFSCar receber convite do Santander Universidades para a participação do Programa;
  • Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia, realizado em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, entre a UFSCar e universidades colombianas. São ofertadas duas vagas por semestre, a partir do interesse das coordenações de curso de graduação. A UFSCar, neste caso, está isenta de oferecer auxílio financeiro para o custeio de passagem e seguro saúde, mas a instituição de destino encarrega-se de oferecer moradia e alimentação.

Todos os editais são divulgados pela Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar, por meio do site www.srinter.ufscar.br.

Já a mobilidade acadêmica por meio do acordo de cooperação ocorre junto às instituições com as quais a UFSCar tem um convênio de colaboração. Nesses casos, não está inserida qualquer tipo de ajuda financeira por parte de nenhuma das instituições. Portanto, o aluno deve bancar as despesas de passagem, estadia, alimentação, seguro saúde, de vida e repatriação e demais despesas que venham ocorrer.

Quanto aos docentes, a mobilidade externa com auxílio financeiro pode ocorrer por meio do Programa Escala Docente da AUGM. Nesse caso, a UFSCar oferece a compra de passagem aérea e a universidade de destino oferece estadia e alimentação, para que o professor possa complementar sua formação. Estas mobilidades devem ser enquadradas nas funções universitárias de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Podem ser desenvolvidas atividades de pós-graduação, assistência técnica e científica para o desenvolvimento, a consolidação de novas áreas temáticas, o apoio à formação de professores e atividades de gestão e ainda a promoção política da universidade. A duração total da mobilidade não deve ser menor do que uma semana ou durar mais de 15 dias.